Bem, agora que estamos craques *cof cof cof* em somar e subtrair, vamos para os malditos maravilhosos X e %.

Multiplicando:

Primeiramente a regra básica:

Sabendo disso, o cálculo será desse modo:
EXATAMENTE igual ao modo que nós fazemos multiplicação, bem simples mesmo.

1 1 0 0
x 0 1 0 1
——-
1 1 0 0
0 0 0 0 +
1 1 0 0 +
0 0 0 0 +
————-
0 1 1 1 1 0 0
————————————————————-

Subtração:

Essa é um pouco mais complicado, estou botando uma citação de um site para melhor explicar para vocês:
Divisão é o reverso da multiplicação. Portanto, é um procedimento para se saber quantas vezes um número pode ser subtraído de outro. O processo com qual você provavelmente está familiarizado é chamado “divisão longa”. Se você está para dividir 181 por 45, você obteria o quociente 4 1/45, como mostra a figura.

Usando divisão longa, você examinaria o MSD do dividendo e determinaria se o divisor era menor em valor.

Neste exemplo o divisor é maior, logo o quociente é 0.A seguir, você examina os dois dígitos mais significativos. Novamente o divisor é maior, assim o quociente é zero novamente. Finalmente, você examina o dividendo inteiro e descobre que é aproximadamente, 4vezes o divisor em valor.

Portanto, você dá ao quociente o valor de 4. A seguir, você subtraí o produto de 45 por 4 (180) do dividendo. A diferença de um representa a fração do divisor. Esta fração é acrescentada ao quociente para resultar a correta resposta 4 1/45.

A divisão binária é um processo mais simples desde que a base é dois, em vez de dez. Primeiro, vamos dividir 1000112 por 1012 .Usando divisão longa, você examina o dividendo começando com o MSB e determina o número de bits requerido para exceder o valor do divisor.

Quando você achar este valor, coloque 1 no quociente e subtraia o divisor do valor do dividendo selecionado. Então transporte o próximo bit mais significativo do dividendo para o atual resto.

Se você puder subtrair o divisor do resto coloque 1 no quociente e subtraia, senão, transporte o próximo bit mais significativo do dividendo para o resto e ponha 0 no quociente. Se o divisor puder ser subtraído do novo resto então coloque um 1 no quociente e subtraia o divisor do resto.

Continue o processo até que todos os bits do dividendo tenham sido considerados. Então expresse qualquer resto como uma fração do divisor. Você pode verificar a resposta convertendo os números binários para decimal.

Para ter certeza que você compreendeu totalmente a divisão binária, estude o exemplo de divisão (divisão). Divida 1001112 por 1102 .

Dúvidas?
Postem!!!!

About these ads